Mônica de Souza Pontes Cordeiro é mãe de 02 (duas) filhas, Gabriela Pontes Cordeiro e Rafaela Pontes Cordeiro. Ela é natural de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro, porém, mudou-se para o nosso Município de Aracruz, Estado do Espírito Santo, em 1992, adotando o Município de Aracruz e, especificamente, a comunidade de Barra do Riacho como lugar para viver.
Iniciou a sua vida profissional aos 14 (catorze) anos, quando trabalhou como auxiliar de consultório dentário num hospital de grande porte em Nova Iguaçu. E, a partir do momento em que se instalou em nosso município, trabalhou como comerciante, especialmente, nos ramos pesqueiro – inclinação tradicional da comunidade de Barra do Riacho – e hoteleiro; agente comunitária de saúde, na comunidade de Barra do Riacho, vinculada à Prefeitura Municipal de Aracruz; e, também, como assessora parlamentar, no âmbito da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.
Através de sua atuação profissional, em virtude da necessidade de amplo e próximo relacionamento com a população aracruzense, pôde conhecer as demandas da sociedade, estreitar os laços com o povo e apoiar pessoas em diversas situações de dificuldade e limitação, demonstrando amor e abnegação.
E, movida pelo objetivo de contribuir cada vez mais com o desenvolvimento paritário da sociedade, decidiu entrar para a vida pública, tendo sido eleita vereadora pela segunda oportunidade (legislaturas 2013/2016 e 2017/2020), realizando o sonho de contribuir ainda mais para o desenvolvimento do Município de Aracruz através, principalmente, da diminuição das desigualdades sociais e avanço da infraestrutura dos serviços públicos disponibilizados aos cidadãos.