Daniel Caldas Soares Ferreira, conhecido como Dandan, brasileiro, é nascido, em 19 de abril do ano de 1991, criado e residente de Aracruz, estado do Espírito Santo. É filho de Filomena Caldas Soares Ferreira, professora aposentada, e Sinval Caldas Ferreira, projetista eletricista.
Daniel foi liderança comunitária na Associação de Moradores do Coqueiral, AMOC, presidindo de 2015 até 2017 e de 2021 até 2023 e participando da diretoria em outros mandatos. Durante a gestão, Daniel e demais membros apoiaram e participaram da criação da Feirinha Livre, fiscalizaram a construção da Capela Mortuária, organizaram festas temáticas na Praça da Amizade, atuaram de maneira sistêmica na fiscalização do serviço de fornecimento de água e esgoto para a localidade, organizaram campeonatos esportivos, arrecadaram itens de necessidade básica, tais como, alimentos e roupas, para doação de famílias em necessidade, realizaram ações de limpeza das praias e matas, mediaram conflitos, acerca da educação e saúde, entre o poder público e moradores e articularam outras ações de relevância para a comunidade, como a retomada das obras da EMEF Coqueiral.
Daniel Caldas é graduado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência, na Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, Itajubá, MG, em dezembro de 2013. É pós-graduado em Engenharia de Segurança no Trabalho, na Universidade Cândido Mendes – UCAM, Campos dos Goytacazes, RJ, em junho de 2017. É pós-graduado em Docência na Educação Profissional e Tecnológica, na Faculdade SENAI CETIQT, Rio de Janeiro, RJ, em dezembro de 2020. É pós-graduado em Gestão e Engenharia de Sistemas Elétricos, no Instituto de Pós-Graduação e Graduação, IPOG, Goiânia, GO, em novembro de 2021. É mestrando em Engenharia de Controle e Automação, no Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, Serra, ES, com previsão de conclusão em fevereiro de 2025.
Foi Mestre Conselheiro do Capítulo Coqueiral, nº 124 da Ordem Demolay, em 2008, onde atuou em ações filantrópicas e na formação social de jovens. Durante a graduação na Universidade Federal de Itajubá/MG (UNIFEI), foi membro fundador do projeto tecnológico de futebol de robôs, ROBOK, Presidente da Bateria Universitária e Diretor de Recursos Humanos do Diretório Acadêmico da UNIFEI. Foi Diretor Financeiro e membro fundador da Associação Esportiva Tupinikim. Além disso, atua como diretor do Bahuer Esporte Clube, clube de futebol amador de Coqueiral, desde 2007.
Atuou como Instrutor de Educação Profissional Técnica, pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI/ES, em Aracruz/ES, de 2014 até 2022, lecionando aulas teóricas e práticas das componentes curriculares dos cursos técnicos de eletrotécnica e mecânica. Durante os anos de docência, contribuiu diretamente com a formação profissional de mais de 700 aracruzenses que constroem a indústria e o desenvolvimento local. Desde 2022, atua como Supervisor Técnico, na instituição.
Também ministra cursos de aperfeiçoamento e qualificação profissional industrial nas áreas de eletricidade e segurança do trabalho. De maneira autônoma, participa de bancas avaliação de Trabalhos de Conclusão de Curso em faculdades locais. Ministra palestras com temas relacionados ao mercado de trabalho. Durante os anos de docência, contribuiu diretamente com a formação profissional de mais de 700 aracruzenses que constroem a indústria e o desenvolvimento local. Através de indicações, realiza, com frequência, mediações entre empresários e jovens profissionais para a inserção no mercado de trabalho.
É filiado ao Partido dos Trabalhadores em Aracruz, desde 2018, onde atua na articulação política e nas ações políticas e sociais desenvolvidas pelo partido no município. Foi candidato a vereador, pela primeira vez, e eleito em 2024 com 950 votos.